A gestação é um fenômeno fisiológico que acarreta uma série de modificações no organismo materno, com a finalidade de garantir o crescimento fetal, proteger o organismo materno e ainda, possibilitar a recuperação puerperal e nutrição do recém-nascido.
Essas modificações se fazem videntes nos aparelhos cardiocirculatório, digestivo, respiratório, ósteo-articular, além de alterações metabólicas, endócrinas, hematológicas e mamárias. Todas essas transformações aumentam o risco de estrias, celulite, edemas, varizes, manchas, acne e aumento exagerado de peso, podendo então afetar a aparência da gestante. A gestante tende a ter instabilidade emocional, sendo que somado as alterações dermato-funcionais, há um risco de apresentarem baixa autoestima, o que afetaria de forma negativa a gestação. Atualmente, sabe-se que as gestantes podem realizar tratamentos estéticos, que juntamente com recomendações nutricionais e atividade física, auxiliam a manter uma boa aparência e saúde durante os nove meses.

Alterações estéticas e funcionais na gravidez

- Celulite, edema e varizes
A explicação para as varizes gestacionais,está relacionada principalmente à ação hormonal do estrogênio sobre a parede das veias, associada ao aumento da pressão venosa produzida pelo útero gravídico. Essas alterações venosas podem desenvolver varizes nas pernas, na região do períneo e hemorróidas. Isso dificulta o retorno venoso, o que favorece o aparecimento de varizes e compromete a eliminação de líquidos e toxinas, fatores que estimulam a celulite. A retenção hídrica também pode ocorrer durante este período, por estas mesmas razões, resultando em edemas, principalmente de membros inferiores.

- Estrias
Estas ocorrem por influência do fator hereditário e por causa do aumento da produção de estrógeno, que compromete a capacidade de regeneração da pele. As estrias costumam aparecer na barriga, nos seios, nas coxas e nas nádegas.
As estrias também surgem quando a pele é submetida a uma distensão excessiva, como ocorre durante a gravidez, ou quando se engorda e emagrece rapidamente, onde as fibras elásticas e colágenas do tecido conjuntivo da derme se rompem ou se distendem. O resultado é o aparecimento de linhas lineares dispostas de forma paralela entre si e perpendiculares às linhas de tração da pele.

- Modificações cutâneas
A pele se torna tensa e frágil com o aumento da vascularização. Existe maior conteúdo hídrico na derme e hipoderme, tornando a pele mais hidratada. Isto ocorre devido às alterações do estrógeno. Os altos níveis hormonais do organismo durante os meses de gestação também estimulam a produção de melanina e podem causar o aparecimento de manchas no rosto e no colo da mulher, denominado melasma. Clinicamente adota a forma de manchas simétricas nas bochechas e nariz, ou de uma máscara que ocupa toda a face, respeitando a zona ao redor dos olhos, boca e a região próxima ao couro cabeludo. Estas manchas pioram com o sol, e podem desaparecer após a gravidez. A hiperpigmentação ocorre em até 90% das gestantes. Pode haver aumento da secreção sebácea, resultando em um aumento da oleosidade da pele e suor, podendo ocorrer acne.

- O ciclo piloso durante a gravidez
A gravidez tem relativamente poucos efeitos sobre o crescimento dos cabelos, apesar da complexidade das modificações endócrinas. Os estrógenos podem escurecer os cabelos durante a gravidez, da mesma forma que ocorre com a pigmentação da pele. A perda de cabelo aumenta até o primeiro mês logo após o parto e, na maioria dos casos, até o quarto mês. Os cabelos começam a crescer espontaneamente entre 3 a 12 meses após o parto.

- Peso
A gestação é considerada como um fator de risco para o desenvolvimento de obesidade em mulheres.
Tratamentos para Gestantes
A gestação é sem dúvida um período de grandes mudanças emocionais e físicas. A Fisioterapia DermatoFuncional juntamente com Recomendações Nutricionais e atividade física, proporciona a gestante uma melhor aparência e bem-estar, atuando eficazmente em muitas destas mudanças, tendo como consequência uma melhor qualidade de vida durante o período gestacional.

Drenagem Linfática Manual: É o tratamento estético mais indicado para a gestante. É uma massagem suave e lenta, que ajuda a reduzir a retenção de líquido no corpo e diminui os inchaços típicos da gravidez, auxiliando assim na redução da celulite. A drenagem linfática feita por aparelho só é indicada após o parto, pois esta afirma que não há controle da pressão exercida sobre o corpo.

Massagem Relaxante:
Para diminuir a ansiedade, melhorar o sono, diminuir o estresse e até diminuir a dor o parto. A massagem pode ser realizada em decúbito lateral ou com a paciente semi-sentada. É possível adaptar a posição de acordo com o bem-estar da paciente. A massagem auxilia também na redução do edema e melhora a circulação.
Peeling de Diamantes:É um peeling abrasivo que contém uma ponteira diamantada e um vácuo no qual limpa profundamente os poros e clareia a pele, sem produtos químicos. Pode ser feito uma vez a cada 20 dias.
Seus resultados são excelentes, proporcionando para sua pele maciez, brilho, diminuição dos poros dilatados e clareamento.

Peeling Enzimático: Este é um peeling bastante superficial que estimula a renovação celular, assim como os demais tipos de peeling. A diferença é que o agente esfoliante é derivado de enzimas naturais, derivadas do abacaxi ou do mamão por exemplo. Este tipo de peeling pode ser utilizado em gestantes, desde que na composição do produto não existam substâncias contraindicadas durante a gravidez.

Toda gestante precisa de carinho e cuidados especiais, pois é um momento único para essas futuras mamães.
A clínica Leviter preparou um dayspa com tudo que a gestante precisa para ficar ainda mais bonita e relaxada para esperar o seu bebê.