As rugas são vincos que aparecem na pele, em decorrência do envelhecimento cutâneo, perda natural da elasticidade e tonicidade (flacidez de pele). Esse processo é fisiológico, irreversível e evolutivo.
Quando o envelhecimento celular é acelerado, provavelmente é causado por influência do meio ambiente, sobretudo pela exposição solar exagerada ao longo da vida.

Causas do aparecimento das rugas
O aparecimento das rugas, na maioria dos casos, se deve ao processo natural de envelhecimento da pele. Porém, existem alguns fatores externos, como a exposição exagerada ao sol, sem o uso correto do protetor solar, alterações hormonais, fumo e consumo de bebidas alcoólicas em excesso, que potencializam a chegada das rugas.

Classificação das rugas
Basicamente, existem dois tipos de rugas:
Rugas de expressão: essas rugas se formam ao redor dos olhos (pés de galinha), testa e lábios, e são decorrentes da movimentação dos músculos faciais;
Rugas estáticas: são rugas que aparecem em partes imóveis do rosto, provocadas apenas pelo envelhecimento cutâneo.

Tratamentos para combater as rugas
- Carboxiterapia;
- Cosmiatria;
- CO2 Fracionado;
- Dermaroller;
- Laser;
- Luz Intensa Pulsada;
- Microagulhamento (Dermaroller);
- Peelings;
- Radiofrequência;
- Toxina Botulínica;
- Preenchimento;
- Lifting facial: Cirurgia de rejuvenescimento. A pele é esticada, o que tira os vincos, acabando com as rugas e rejuvenescendo toda a pele do rosto e pescoço. Feita em hospital, o paciente só pode voltar às atividades normais após a retirada dos pontos, o que acontece em 15 dias.