Caminhando ao lado da cirurgia plástica, a fisioterapia dermato funcional é uma grande aliada nos procedimentos que sucedem à cirurgia. Neste período os recursos fisioterapêuticos, atuam na tentativa de proporcionar um ambiente ideal para que a reparação da lesão aconteça, estimulando as respostas adaptativas do organismo e conduzindo ao processo de reabilitação. Estes recursos quando empregados adequadamente, auxiliam na diminuição do tempo de repouso, restauram a funcionalidade e aceleram a recuperação do paciente.
No pré operatório orienta-se a paciente a fazer uma esfoliação enzimática seguida de hidratação. É importante que as camadas da pele estejam em níveis normais de água antes da cirurgia ser realizada, por isso a esfoliação e hidratação são feitas na mesma semana da cirurgia. A esfoliação tem por finalidade retirar resíduos das camadas superficiais da pele, melhorando assim sua permeabilidade. Já a hidratação aumenta a elasticidade do tecido, facilitando assim as incisões, e previne uma possível desidratação.
A Drenagem Linfática Manual, realizada no Pré Operatório, diminui o excesso de liquido, eliminando as toxinas acumuladas no organismo. O ideal é fazer o pré operatório no mínimo uma semana antes da cirurgia e em dias alternados, sendo que a última aplicação deverá coincidir com a véspera do procedimento cirúrgico.
Para o pré operatório facial pode ser realizado uma drenagem linfática manual, a drenagem com bamboo, limpeza de pele, peeling de diamantes, hidratação facial de fios de seda, para a pele ficar hidratada e limpa e ter um pós operatório com menos hematomas e edemas.

Objetivos O tratamento Fisioterapêutico Pré Operatório
O tratamento Fisioterapêutico Pré Operatório tem por objetivo melhorar a circulação sanguínea e linfática, melhorar a penetração de produtos nutritivos e hidratantes que irão preparar a pele para a cirurgia, produzir relaxamento físico, aliviar a ansiedade e tensão.

Principal benefício do Pré Operatório
Facilitar a cirurgia do médico, minimizar edema e hematomas na paciente, deixar a região limpa e hidratada.

Cuidados Pré Operatórios
- Evitar bebidas alcoólicas e comidas pesadas na véspera da cirurgia;
-Evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer, inclusive diuréticos;
- Evitar todo e qualquer medicamento à base de ácido acetilsalicílico (AAS, Aspirina, Melhoral, Bufferin) ou qualquer medicação contendo ervas (Arnica, GinkoBiloba, etc.), com efeito, anticoagulante pelo menos 15 dias antes da cirurgia. Evitar também o uso de anti-inflamatórios. Dipirona e Paracetamol podem ser usados em caso de dor;
- Evite fumar;
- Evite exposição solar;
- Faça drenagem linfática para eliminar impurezas.