O que é massagem modeladora?

A massagem modeladora é uma massagem feita com movimentos mais fortes e profundos, com o intuito de atingir camadas mais profundas da pele. Hoje em dia, sabe-se que é impossível quebrar a gordura apenas com o movimento das mãos, por isso essa massagem é indicada para a melhora da circulação local, com conseqüente aumento de metabolismo da região. Dessa forma, ela acaba sendo eficiente contra a celulite, mas apenas nos graus leve e moderada. Podem ser usados acessórios para aumentar a intensidade da massagem como: rolos com pequenas ventosas, bolinhas com texturas, luvas com texturas, entre outros.

Outros nomes

Massagem turbinada, massagem redutora, massagem dermoativadora, massagem estética, massagem power, lipoescultura com as mão, etc.

Indicações massagem modeladora

As principais finalidades da massagem modeladora são ativar o metabolismo local, aumentar a circulação sanguínea e estimular respostas neuromusculares, o que dá a impressão de estar com o corpo mais rígido logo após o procedimento. Esse efeito também ajuda a reduzir a celulite no local, apenas se ela for leve ou moderada. Porém, não se pode dizer que ela é capaz de quebrar gorduras, já que é impossível fazer isso com as mãos. É mais comum que a massagem acabe sendo feita com muita força e prejudique as fibras que sustentam a gordura, causando flacidez em longo prazo.

Como é feita a massagem modeladora

A massagem modeladora tem movimentos mais vigorosos que a drenagem linfática, executados de forma rápida e firme. Utiliza movimentos como deslizamento, amassamento, pinçamento e percussão. Geralmente ela é restrita a áreas com grande acúmulo de gordura, como: abdômen, quadris, culote, glúteos, coxas e às vezes nos braços.

Pode haver dor, mas não deve ser algo excessivo. Não deve haver hematomas nas regiões em que a massagem for feita, isso indica que o procedimento foi executado de forma errada, com muita pressão na região. Além disso, as marcas roxas significam má oxigenação na área, algo que vai contra os princípios da técnica.

Profissionais que podem fazer

A massagem deve ser feita por um profissional de confiança, para que não deixe hematomas.

É importantíssimo que a massagem modeladora seja feita por profissional capacitado, geralmente fisioterapeuta dermato-funcional ou esteticista.

Cuidados antes massagem modeladora

Como geralmente a massagem é realizada com cosméticos termogênicos (que aquecem e estimulam o metabolismo local), o ideal é que seja feita uma esfoliação corporal uma vez por semana, para que se consiga uma melhor penetração dos princípios ativos que estes cosméticos contêm.

Se a intenção for realizar a massagem no abdômen, o ideal é não comer antes da sessão, pois os movimentos vigorosos podem provocar refluxo ou mesmo vômito durante a massagem. Alimentação leve com jejum de uma hora e meia é o suficiente.

Cuidados após massagem modeladora

O ideal é tentar deixar os cremes usados na massagem na pele por até duas horas, para que eles possam agir por mais tempo e trazer benefícios para a pele. Realizar uma atividade física aeróbica nesse período é uma ótima pedida para potencializar os benefícios da massagem.

Contraindicações

Pessoas com cardiopatias, hipertensão, varizes e fragilidade capilar, osteoporose, gestantes ou pessoas que estejam com febre.

Grávida pode fazer?

Não, essa massagem, por ter movimentos mais fortes e vigorosos, pode prejudicar gestantes, causando até mesmo contrações precoces ou abortos.

Possíveis complicações

Os riscos e complicações apenas irão ocorrer se as contraindicações não forem respeitadas ou se o profissional não for capacitado. Quando a massagem é feita com muita força, pode causar rompimento de vasos e também machucados na pele, indicativos de que ela não está sendo feito de forma correta.

Vídeo explicativo sobre o procedimento:

https://www.youtube.com/watch?v=iIcuvQIXvTs