O excesso de gordura corporal e a ação hormonal podem levar ao depósito de tecido gorduroso em determinadas partes do corpo. No homem o local preferencial é a barriga e os “pneuzinhos” e na mulher Ginóide é a região do quadril, onde aparece o famoso “culote”. Na mulher Andróide, é na barriga, como no homem. Já vimos que o excesso de gordura pode existir mesmo em pessoas sem excesso de peso, o que explica a presença de culote ou barriga mesmo em mulheres aparentemente magras. A Correção da Composição Corporal pode melhorar a gordura localizada. Pequenas deposições podem desaparecer, mas, em muitos casos, essa gordura dificilmente é mobilizada, mesmo perdendo peso.

Tratamentos Clínicos, como Manthus, Carboxiterapia, Hidrolipoclasia, Intradermoterapia (Mesoterapia), Endermologia, Radiofrequência e Drenagem Linfática podem tratar a gordura localizada com excelentes resultados.

Para pacientes com maior volume de gordura localizada ou aqueles que querem resultados mais imediatos necessitam correção cirúrgica, como a Mini lipoaspiração ou a Lipoaspiração.

A Cirurgia não elimina a necessidade de Correção Alimentar e Exercícios Físicos. Como sempre, em toda a abordagem para Harmonia Corporal, são necessárias técnicas complementares e combinadas.

Dicas Importantes:
- Cultivar melhores hábitos alimentares que reduzem a quantidade de gordura e calorias ingeridas.
- Praticar exercícios irá fazer seu corpo começar a queimar a gordura localizada.
- Faça um exercício aeróbico 3 a 4 vezes por semana. Com isso o seu metabolismo ficará mais acelerado e você queimará mais calorias.
- Faça um exercício de resistência muscular umas duas vezes por semana. Desta forma você aumentará sua massa muscular e seu organismo passará a queimar mais calorias mesmo quando estiver descansando, assistindo televisão ou no trabalho.
- Coma mais vezes por dia e diminua a quantidade de alimentos de cada refeição. Ao invés de só comer no café da manhã, almoço e janta, inclua mais umas 3 refeições no dia. Isso evitará que o seu metabolismo fique lento e que seu organismo use massa muscular como fonte de energia. Além disso, evite comer alimentos com alta concentração de gordura.
- Faça exercícios abdominais 2 vezes por semana. Eles não queimam a gordura, mas tonificam os músculos que estão embaixo da gordura. Isto irá melhorar a aparência da sua cintura. Principalmente se você não tem o hábito de fazer abdominais, você possivelmente afinará um pouco sua barriga. Faça entre 2 a 5 séries que tenha 20 repetições.
- Faça drenagem linfática regularmente e comece um dos procedimentos para redução de gordura localizada que os resultados logo irão aparecer.